Na Sessão Ordinária  realizada nesta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Piaçabuçu, o vereador Alysson Morango (PSD), no uso da tribuna fez várias indicações, uma delas foi para o secretário municipal da Educação Ariqueides Castro, para ofertar a assistência psicológica nas escolas municipais.

De acordo com o vereador a assistência psicológica pode dar uma contribuição fundamental na autoestima e saúde dos profissionais da educação, pois, o apoio psicológico atua em aspectos motivacionais, tanto para os professores e alunos, no qual afligem as questões de saúde mental, uma das mais preocupantes é a  depressão.

“É na esfera da Psicologia que se pode trabalhar diversos aspectos emocionais, cognitivos e sociais que intervêm no cotidiano escolar, de forma a atuar preventiva e resolutivamente em problemas relacionados a dificuldades de socialização e aprendizagem. Assim como em conflitos interpessoais entre alunos e entre o corpo funcional, além de casos relacionados ao bullying“, acrescentou o vereador.

Com efeito, a Psicologia pode desenvolver, nas escolas, ações com o fim de facilitar as condições para enfrentar as dificuldades de ensino e aprendizagem. Muitas dificuldades vivenciadas pelos estudantes podem ser identificadas e trabalhadas pelo psicólogo, resultando na melhoria da qualidade da educação como um todo.