De acordo com o decreto estadual que estra em vigor nesta sexta-feira (19), igrejas e templos religiosos funcionarão com 30% de sua capacidade. Diante disso, o vereador Erisvaldo Santo, Menininho, verificou a necessidade de reconhecer a prática religiosa como essencial para a população, por isso, criou o projeto de Lei para que igrejas e templos religiosos possam funcionar com 50% de sua capacidade.

O projeto de lei nº 002/2011, de 15 de março de 2021, elaborado pelo Vereador Menininho, foi apresentado na sessão ordinária da Câmara Legislativa Municipal desta última quarta-feira (17), e vai para comissões para que reconheça o município de Piaçabuçu a prática de atividade religiosa como essencial para a população podendo ser realizada em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade como igrejas e templos.

“Durante o período da pandemia muitos acabaram se isolando e o quadro de depressão se alastrou. São muitas as pessoas que se encontram deprimidas em suas casas ainda mais com um turbilhão de notícias negativas a respeito do coronavírus. A comunidade está com medo e consequentemente apresentando crise de ansiedade e acabam buscando auxílio através do trabalho espiritual que é feito pelas igrejas, e devido a isso julgo à prática religiosa como algo essencial para a população”, explicou o Vereador Menininho.

Para o presidente da Câmara, Vereador Edson Mário, Edson Gordo, este projeto trará benefícios à comunidade religiosa do município.

“Este projeto possui uma grande chance de ser aprovado, recebemos ele nesta sessão e dentro de 15 estaremos retornando com a votação, porém, há probabilidade de ser aprovado é bastante alta, pois nós, os edis, compreendemos a importância que o trabalho espiritual possui na vida dos ser humano. E neste momento que enfrentamos, de enorme calamidade, é essencial que nos apeguemos ao Ser Supremo. Recebemos na Casa alguns representantes religiosos da cidade, o Pe. Vanderley e os Pastores Joelson, Giliarde e Antônio, e em nome de todos agradeço imensamente a presença de deles”, finalizou o presidente da Câmara, Edson Gordo

Segundo o projeto de lei, os estabelecimentos prestadores de serviço de atividades religiosas deverão funcionar com 50% da sua capacidade cumprindo as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde tais como uso de máscara e do álcool em gel e evitar aglomerações mantendo-o distância distanciamento estipulado como forma de combater e se precaver do coronavírus.